?

Log in

 
 
20 December 2006 @ 12:22 am
Lebor Gabala Érren Parte III  
Depois de tanto tempo, finalmente vamos postar a terceira parte do Lebor!
Preparem-se que essa parte é grande!


38. Partholon tinha quatro bois, que eram a primeira criação de gado da Irlanda. De sua companhia era Brea, filho de Senboth, de quem era a casa, a carne [caldeirão], e a primeira moradia feita na Irlanda. De sua companhia era Samailiath, de quem era a primeira cerveja e fiança feitas na Irlanda. De sua companhia era Beoir, de quem a primeira casa de hóspedes foi feita na Irlanda. Como o poeta diz


..........Partholon, de onde ele veio para a Irlanda, avaliem vocês! No dia que ele alcançou através do mar, qual era a terra de onde Partholon veio?

..........Ele veio da Sicília para Grécia –uma jornada de um ano, sem nenhuma mentira: uma navegação de um mês para o oeste da Grécia, para Capadócia.

..........De Capadócia ele viajou, uma navegação de três dias para Gothia, uma navegação de um mês da branca Gothia, até a tri-curvada Espanha.

..........Depois disso ele alcançou Inis Fail, para a Irlanda da Espanha: na segunda, o décimo sem o defeito de um octeto conquistou a Irlanda.


..........Ele foi o primeiro homem que tomou sua esposa no tempo de Partholon sem falsidade: Fintan, que conquistou sua mulher através do combate -Aife, filha de Partholon.

..........Parthlolon saiu um dia, para viajar por sua produtiva terra: Sua esposa e seu cúmplice juntos ele deixou para trás na ilha.

..........E eles estando em sua casa, os dois, uma maravilha jamais ouvida, ela se ofereceu para o puro cúmplice, ele não fez nenhum oferecimento para ela.

..........Já que ele não a respondeu prontamente o cúmplice,
..........Resistente a uma intenção maligna, ela tira seu casaco
..........Em desespero –uma ação impulsiva para uma boa mulher!

..........O cúmplice levantou-se sem incertezas, uma coisa frágil é
..........A humanidade –e foi, um dito sem prazer, com Delgnat dividir sua cama.

..........Insolente foi o enfeite trabalhado para o agradável cúmplice, que era Topa de melódicas cordas: cair num duro truque, uma felicidade sem prazer, com Delgnat, para dividir sua cama.

..........Partholon, que era um homem de sabedoria, tinha um barril da mais doce cerveja: da qual ninguém poderia beber nada a não ser através de um tubo de ouro vermelho.

..........Sede os atacou depois do ato, Topa e Delgnat, de acordo com a verdade: então que as duas bocas beberam seus dois drinques (?) no tubo.

..........Quando eles o fizeram, um casal sem remorso, veio sobre eles uma grande sede; rapidamente eles beberam um brilhante drinque em brasa, através do tubo dourado.

..........Partholon chegou lá fora, depois de chegar da floresta; foi dado a ele, com um leve distúrbio, seu barril e seu tubo.

..........Quando ele pegou o tubo reto, ele percebeu no topo de primeira, o gosto da boca de Topa tão perto assim, e o gosto da boca de Delgnat.

..........Um negro e grosseiro demônio revelou a ação má, falsa e desagradável: "Aqui está o gosto da boca de Topa" disse ele, "E o gosto da boca de Delgnat."

..........Então disse o sonoro filho de Sera, o homem chamado Partholon: "apesar do curto tempo que estivemos fora, nós temos o direito de reclamar de você."

..........O homem bateu no cachorro da mulher com a palma – foi sem necessidade - ele assassinou o canalha, era uma recompensa que poderia ser insuficiente; então essa foi a primeira crise de ciúmes da Irlanda.

..........Degnat respondeu a seu marido: "Não é sobre nós que deve cair a culpa, apesar de ser amargo seu pensamento a meus dizeres, verdadeiramente, mas é sobre você."

..........Apesar de maligno vosso pensamento a meus dizeres para ti, Partholon, esse direito deve ser meu: Eu sou a 'uma na frente de um' aqui, eu sou inocente, recompensa é minha dívida.

..........Mel com uma mulher, leite com um gato, comida com o generoso, carne com a criança, um obreiro dentro e um afiado [instrumento] um na frente do outro, 'é um grande risco.'

..........A mulher irá provar o grosso mel, o gato irá beber o leite, o generoso irá conceder a comida pura, a criança comerá a carne.

..........O obreiro pegará o instrumento, o um com outro ficarão juntos: a razão pela qual é correto guardá-los bem desde o começo.

..........Esse foi o primeiro adultério a ser conhecido e feito aqui no começo: a esposa de Partholon, um homem de nível social, ir com um ignóbil seguidor.

..........Ele foi atrás do seguidor e o matou com raiva: para ele
..........Não veio a ajuda de Deus sobre a barreira do assassino de parentes.

..........O lugar onde isso foi feito, depois de sua certeza formada - qrande é a doçura que esteve um dia na terra de Inis Ssaimera.

..........E aquilo, sem engano, foi o primeiro julgamento na Irlanda desde então, com um julgamento muito nobre, foi "o direito de sua esposa contra Partholon."

..........Dezessete anos tiveram eles desde então, até chegar a morte daquele homem; a batalha de Mag Itha dos combates foi uma das tarefas de Partholon.


..........Também da viagem de Partholon -

..........Boa foi a grande companhia que Partholon tinha: donzelas e jovens ativos, chefes e campeões. '

..........Totacht e o forte Tarba, Eochar e Aithechbel, Cuaille,
..........Dorcha, Dam, os sete chefes lavradores de Partholon.

..........Liac e Lecmag com cores, Imar e Etrigi, os quatro bois, um adequado, que arou a terra de Partholon.

..........Beoir era o nome do homem, com seus nobres e com seu povo, que sofreu uma visita em sua sólida casa, o primeiro na ilha da Irlanda.

..........Por aquilo Brea filho de Senboth numa casa esteve primeiro, um caldeirão no fogo; uma façanha que o agradável Gaedil não abandonou, morando na Irlanda.

..........Pelo Samaliliath foi conhecida a cerveja e o navio de garantia: por ele foi feito desde então adoração, oração, questionamento.

..........Os três druidas de Partholon dos portos, Fiss, Eolas, Eochmarc: os nomes dos seus três campeões a seuir, Milchu,
..........Meran, Muinechan.

..........O nome das dez nobres filhas que Partholon tinha,
..........E o nome dos seus dez genros eu tenho ao lado, isso é uma memória completa.

..........Aife, Aine, alta Adnad, Macha, Mucha, Melepard, Glas e Grenach, Auach e Achanach.

..........Aidbli, Bomnad e Ban, Caertin, Echtach, Athchosan, Lucraid, Ligair, Lugaid o guerreiro, Gerber que não era inútil nesse mundo.

..........Beothach, Iarbonel, Fergus, Art, Corb, que seguiu (?) sem pecado, Sobairche, ativo Dobairche, eram os cinco chefes de Nemed, bom em força.

..........Bacorb Ladra, que era um sonoro sábio, ele era o homem do aprendizado de Partholon: ele é o primeiro homem, sem incertezas, que deu hospitalidade.

..........Onde eles araram no oeste estava em Dun FInntain, apesar de ser bem longe: e eles pastorearam grama do restante no leste de Mag Sanais.

..........Bibal e Babal o branco, eram os dois comerciantes de Partholon:
..........Bibal levou ouro até ali, Babal levou gado.

..........A primeira construção da Irlanda sem remorso, foi feita por Partholon: a primeira fermentação, preparo de manteiga, cerveja, um curso com graça, para começar, na boa e sublime Irlanda.

..........Rimad foi o firme e alto lavrador, Tairle o chefe lavrador geral: Fodbach era o distribuidor, sem ficção nisso, e Fetain o ceifador.

..........Quebrado estava o nome do homem, era perfeito, que foi o primeiro trabalhador que escondia algo vergonhoso: foi destruído com um dispersar que não era maligno, Partholon pensou que isso seria bom.

..........Então essas são as primeiras notícias da Conquista da Irlanda depois do Dilúvio.


39. Então a Irlanda foi perdida depois disso, por um espaço de trinta anos depois de Partholon, até Nemed filho de Agnomain dos gregos de Cítia irem para lá, com seus quatro chefes; [eles eram os quatro filhos de Nemed].
...Quarenta e quatro navios tinha ele no Mar Cáspio por um ano e meio, mas seu barco somente alcançou a Irlanda. Estes são os quatro chefes, Starn, Iarbonel o Profeta, Annind, e Fergus do lado Vermelho: eles eram os quatro filhos de Nemed.

40. Houve quatro aparições repentinas de lagos na Irlanda na época de Nemed: Loch Cal em Ui Niallain, Loch Munremair em Luigne, Loch Dairbrech, Loch Annind em Meath. Quando seu túmulo [de Annind filho de Nemed] estava sendo cavado e ele estava sendo enterrado, lá o lago explodiu por sobre a terra.

41, Foi Nemed quem ganhou a batalha de Ros Fraechain contra Gand e
...Sengand, dois reis dos Fomoraig, e os dois foram assassinados lá.
...Duas fortalezas reais foram cavadas por Nemed na Irlanda, Raith Chimbaith em Semne, Raith Chindeich em Ui Niallain. Os quatro filhos de Matan Munremar escavaram Raith Cindeich em um dia: ou seja, Boc, Roboc, Ruibne, e Rotan. Eles foram assassinados antes da manhã em Daire Lige por Nemed, para que eles não melhorassem a escavação.

42. Doze planícies foram limpas por Nemed na Irlanda: Mag Cera, Mag Eba, Mag Cuile Tolaid, e Mag Luirg em Connachta: Mag Seired em Tethba;
...Mag Tochair em Tir Eogain; Mag Selmne em Araide; Mag Macha em
...Airgialla; Mag Muirthemne em Brega; Mag Bernsa em Laighne; Leccmag e Mag Moda em Mumu.


43. Ele ganhou três batalhas contra os Fomoraig [ou refugiados do mar]: a batalha de Badbgna em Connachta, de Cnamros em Laigne, de Murbolg em Dal Riada. Depois disso, Nemed morreu de praga em Oilean Arda Nemid em Ui Liathain.

44. A progênie de Nemed ficou sobre grande opressão depois de sua época na Irlanda, nas mãos de More, s. Dela e de Conand s. Febar [por
quem a Torre de Conand foi nomeada, as quais hoje são chamadas de Toirinis Cetne. Nelas estava a grande frota dos Fomoraig]. Dois terços da progênie, o trigo, e o leite das pessoaa da Irlanda (tinham que ser trazidos) a cada Samain para Mag Cetne. Raiva e tristeza envolveram os homens da Irlanda pela sobrecarga dos impostos. Todos eles foram lutar contra os Fomoraig. Eles tiveram três campeões, Semul s. Iarbonel o Profeta s. Nemed, Erglan s. Beoan s. Starn s. Nemed, Fergus do Lado Vermelho s. Nemed. Três mil no mar, outros três mil na terra, eles invadiram a torre. Conand e sua progênie caíram.

45. Então, depois daquela captura, More filho de Dela chegou, com a equipe de navios demarcados três vezes, e eles caíram num mútuo massacre. O mar foi para cima das pessoas na Irlanda, e nenhum deles escapou do outro, tão severa foi a batalha: nenhum escapou a não ser um barco, no qual tinha trinta guerreiros. Eles avançaram, partindo da Irlanda, fugindo da doença e dos impostos: Bethach morreu na Irlanda de praga; suas dez esposas sobreviveram a ele por um espaço de vinte e três anos. Ibath e seu filho Baath foram para o norte do mundo. Matach e Erglan e Iartach, os três filhos de Beoan, foram para Dobar e Iardobar no norte de Alba.

46. Semeon foi para as terras da Grécia. Sua progênie aumentou lá até eles chegarem a centenas. Escravidão foi imposta sobre eles pelos gregos; eles tinham que tirar argila de duras montanhas para assim elas se tornarem planícies floridas. Desde então eles estavam cansados de sua servidão, e se colocaram a fugir, quinhentos homens fortes, e fizeram barcos de suas bagagens: [ou, como o Coro de Druim Snechta diz, eles roubaram os barcos a vela do rei da Grécia para irem neles].
Depois disso eles voltaram novamente para a Irlanda, sua terra de origem: aquele foi o final de duzentos e trinta e anos depois de Nemed. Estes eram seus cinco chefes, Gand, Genand, Rudraige, Sengand e Slaine.

47. E de Fergus do Lado vermelho e seu filho, Britain Mael de quem são todos os Bretões no mundo, eles dominaram Moin Conain e a preencheram com sua progênie a grande ilha, Britannia Insula: até Hengist e Horsa, os dois filhos de Guictglis, Rei dos Antigos Saxões, vir e conquistá-los: e eles levaram os Bretões até as margens da Ilha.
...Estas são as aventuras da progênie de Nemed depois de conquistar a Torre de Conand: sobre o Historiador cecinit

..........Grande Irlanda na qual Gaedil regulamenta, eu digo algumas de suas preocupações: Grande chefes armados com lanças a tomaram, da orgulhosa raça de Adão.

..........De Adão o verdadeiramente melódico, o sem misericórdia, para o Dilúvio, de um tumulto que estava preparado, ninguém aqueceu sua tão poderosa família exceto Cessair das cinquentas donzelas.

..........Exceto Bith e Ladru – deixe-nos relatá-lo -Fintan, com a escuridão na terra, nenhum homem a encontrou, o que revelou a majestosa superioridade da Irlanda, antes da época do Dilúvio.

..........Depois do Dilúvio do segredo ser mantido por trezentos anos, aquele que o relata, ele que era como uma brilhante coroa para feitos de valor, Partholon filho de Sera, veio.

..........No entanto cada majestoso salmo, o povo de Partholon o pecador – morta estava toda contagem da sua família, sobre a Antiga Planície, no período de uma semana.

..........Seis quintos de anos sem crescimento, sem uma guarda, era uma negra obscuridade, Deserto estava cada lado para o orgulhoso mar; Nenhuma pessoa que a tomou salvou Nemed.

..........Nemed com raiva (?) de todos eles, equipado com correntes e coragem, ele possuiu a terra dos guerreiros dos anfitriões, depois da destruição de outras companhias.

..........Ele costumava ter vitórias sem riscos, Nemed, orgulho e inteligência: o filho de Agnomain com soberania, apesar de sua tropa ser fraca, foi soberbo.

..........Starn, que caiu nas mão de Mac Faebuir, Iarbonel o Profeta, que era jubiloso, Ainnind com correntes de couro, eram os três venenosos chefes de Nemed.

.......... Nemed que os pagou em importância de segurança, foi uma epidemia fatal de fogo por sobre uma maldição de morte; nesse tempo, com um grande barulho apressado, houve uma erupção – quatro lagos.

.......... Loch Munremair, um agradável mar, de amplos sulcos, fúria constante; Loch Dairbrech sobre a barreira de um rei (?) Loch Cal e Loch Ainnind.
..........Vigorosamente foram cavados por seu anfitrião dois fortes com força e firmeza, Raith Cindeich no qual ele distribuiu armas, Raith Cimbaeith em Semne.

..........Limpo por ele, era uma estrada agradável, doze planícies de bom olhar (-prospecto), Mag Cera em Connachta das brumas, Mag Moda e Mag Eba.

.......... O forte Mag Tochair foi limpo, Leemag da grande planície de Muma, Mag Bernsa com o mistério de grandes graças, Mag Cuile Tolad, Mag Lugad.

.......... Mag Sered da drenagem de um rio, Mag Semne da clareza do colorido, Mag Luirg de pequena escuridão do lado, Mag Muirthemne, Mag Macha.

.......... As derrotas – um trabalho recontá-las - na qual ele rompeu contra os guerreiros dos Fomoire de muita agudeza; a batalha do grande Morbole de grande agudeza, a batalha de Badgna, e a batalha de Cnamros.

.......... No território de Liathan by Muma, o senhor escuro do massacre morreu de praga: com a violenta companhia de limpeza de grama em Oilean Arda Nemid.

.......... Eles não estavam em segurança em respeito a opressão –a progênie a qual Nemed fertilizou –nas mão de Conaing Com corpo duro e nas mãos de More filho de Dela.

.......... Dois terços de suas formosas crianças, não foi generosidade contra a fraqueza militar –um último imposto através de eras do mundo –dois terços de milho e de leite.

.......... Para endurecer Mag Cetna de armas, sobre Eas Ruaid do maravilhoso salmão, isso foi preparado contra ajuda, contra festejo (?) para eles, a cada véspera de Samain.

.......... Semeon filho do alegre Iardan, Fergus puro e generoso, Um esforço de orgulho, Erglan filho do guerreiro Beoan, eram os três homens livres dos seus anfitriões.

.......... A anfitriã da Irlanda com sua tropa chegou – foram progressos de poder –uma união de guerreiros que tinham sangue por dentro do corpo, indo para o oeste para a captura da torre de Conaing.

.......... A torre de Conaing com a guarda da pilhagem de uma união de crimes de centenas de roubos, uma fortaleza da assembléia da arte da raiva dos Fomoire do mar.

.......... Os homens da Irlanda depois de sua captura, com o grande valor dos percursos adiante deles, destes, notícias de perdas, ninguém escapou exceto trinta das crianças de Nemed.

.......... Eles não estavam em paz em relação a sua herança, anfitrião com grande valor de desespero; dos trinta nobres guerreiros, cada chefe seguiu seu caminho.

.......... Nas terras dos gregos, os remanescentes das tropas seguiram Semeon, foi um caminho de felicidade: com sabedoria sobre a divisão pré-eminente foi Fergus para Moin Conain.

.......... Britan Mael filho do príncipe livre da multidão de trilhas sobre rios, filho de Lethderg vindo de Leemag de onde são os Bretões do mundo.

.......... Bethach sob os passos das formas da fama morreu na Irlanda de acordo com a honestidade: suas dez esposas foram depois dele, desde então, por um espaço de vinte e três anos.

.......... Centenas lançaram-se de Semeon, os gregos acharam que eles eram uma numerosa legião: eles não foram aceitos pelos guerreiros mas foram escravizados pelos gregos.

.......... Esta era a ordem dos chefes, carregando sacos arredondados – isso não foi famoso -[de] barro sobre uma montanha rochosa para assim ser uma planície rica em flores e flocos de lã.

.......... Eles partiram sem declarações traidoras pelo furioso mar muito negro, fora do cativeiro de difícil adoção, com navios e com malas.

.......... Estes eram seus nomes de orgulho, dos reis, corajosos, com agilidade, Gann, Genann com escolha de homens de boas divisões, Rudraige, Sengann, Slanga.

.......... A semente do Semeon de uma linha de divisões de lanças, um ato de pura vontade de pureza de proezas; Os Galioin, homens de muito escassas ordens, Os Fir Bolg e os Fir Domnann.

.......... Duzentos anos, não importa quem o relate, depois de Nemed, brilhante suas ações de valor, até os Fir Bolg tomarem a melódica terra da Irlanda, da piscina marítima do oceano.

.......... Seus envios, suas medidas, permaneceram; eles dividiram em cinco, sem religião –sem a caída da sua tribo do lado frágil –agradável Irlanda, de Uisnech.

.......... Deixe-nos adorar ao mais correto Cristo Que possuiu e subjugou os mais fortes dilúvios; dele é o mundo com sua geração, dele é cada território, Dele é a Irlanda.


.......... A captura da torre de Conaing com valor contra Conaing o grande, filho de Faebar: os homens da Irlanda foram até ele, três brilhantes chefes com eles.

.......... Erglan filho de Beoan filho de Starn, Semeon filho do amargurado Iardan, antes do exílio foi o guerreiro das planícies, o filho de Nemed, Fergus Lethderg.

.......... Três conquistaram centenas em brilhante sabedoria sobre a terra e sobre a água, aquela é a contagem dos que vieram de casa, as crianças de Nemed, para a captura.

.......... Torinis, ilha da torre, a fortaleza de Conaing filho de Faebar; pelo próprio Fegus, numa luta de valor, Conaing filho de Faebar caiu.

.......... Mais filhos de Dela foram para lá, para ajudar Conaing: Conaing caiu antes disso, More acreditou nas notícias do sepultamento.

.......... Três conquistaram barcos sobre o mar, foi a contagem com a qual More filho de Dela veio; lá os encontraram antes dele irem para a terra, as crianças de Nemed com poderosa força.

.......... Os homens de toda a batalha na Irlanda, depois da chegada dos Fomoraig, a tempestade marítima afogou a todos, exceto três vezes dez homens

.......... Erglan, Matach, Iartacht o nobre, os três filhos de Beoan filho de Starn, branco seu cinto, Bethach, Britan depois da batalha, Baath o glorioso, e Ibath.

.......... Bechach, Bethach, Bronal, Pal, Goirthigorn, German, Glasa, Ceran, Gobran, Gothiam puro, Gam, Dam, Ding e Deal.

.......... Semeon, Fortecht, brilhante Gosten, Grimaig, Guillius com inteligência, Taman, Turrue, e Glas, Feb, e Feran dos cabelos encaracolados.

.......... Três dezenas de melódicas navegações saíram mais tarde da Irlanda: em três eles fizeram divisões depois da captura da torre de Conaing no oeste.

.......... Um terço de Bethach o vitorioso, harmoniosa fama, de Toirinis para Boinn: foi ele quem morreu em Inis Fail, dois anos depois de Britan.

.......... Um terço de Semeon filho do nobre Erglan foi para Belach Conglais com horror; Um terço de Britan, disse Ua Flaind, daquele lugar para a torre de Conaing.

.......... As crianças de Israel numa jornada naquela época, fora do Egito; e as crianças de Gaedel Glas, estavam numa viagem para Cítia.

.......... Ó Cristo justo, com beleza de aparência, Ó Rei, Divisor do céu do Paraíso, Em Teu paraíso, famoso o local, Ó Rei do mundo, possa tu me escolher!

48. Em relação aos Fir Bolg, eles trouxeram junto consigo cinco chefes, ut dixi supra, a saber, Gann, Genann, Rudraige, Sengann, Slanga: estes eram os fivce filhos de Dela. Suas fivce esposas a seguir, Anust, Liber, Cnucha, Fuat, Etar: [unde dicitur]

.......... Fuat, esposa de Slanga, você não pense que se curvou, Etar esposa de Gann com valor, Anust esposa de Sengann das lanças, Cnucha que era esposa do puro Genann.
.......... Liber esposa do Rudraige da Estrada, uma pessoa doce, que não era estreita: Rudraige, mestre dos truques, eu suponho, Fuat
era sua esposa.

49. Os Fir Bolg se dividiram em três. Com Slanga s. Dela s. Loth seu terço de [terra] em Inber Slaine: seu quinto foi de Inber Colptha para Comar Tri nUisce; uma centena de homens em sua contagem. O segundo terço de terra em Inber Dubglaisi com Gann e Sengann: duas mil eram sua contagem, Gann de Comar Tri nUisce para Belach Conglais, Sengann de Belach Conglais para Luimneach – que é, sobre os dois quintos de Mumu. Genann e Rudraige com um terço do anfitrião, eles desembarcaram em Inber Domnann: [do lugar onde eles eram chamados de Fir Domnann}. Genann era o Rei sobre o quinto de Medb e Ailell; Rudraige sobre o quinto de Conchobor – outras duas mil foram sua contagem. Estes eram os Fir Bolg, os Fir Domnann, e os Gailioin.

.......... Em relação aos Fir Domnann, o riacho tem esse nome por causa deles. Os Fir Bolg – eles foram nomeados por suas malas. Os Gailioin, da multidão de suas lanças foram eles nomeados.

.......... Eles fizeram uma Conquista e um principado, por eles serem em cinco irmãos, os cinco filhos de Dela s. Loth. E em uma semana eles tomaram a Irlanda, [apesar dos dias serem diferentes]. No sábado, nas calendas de Agosto, Slanga desembarcou em Inber Slaine. Na Terça-Feira Gann e Sengann desembarcaram.
.......... Na sexta Genann e Rudraige desembarcaram: e apesar de ter sido uma Conquista, de qualquer forma elas foram qualificadas de forma diferenciada. Os Gaileoin, de Slanga foram eles nomeados. De Gann e Sengann foram os Fir Bolg nomeados. Os Fir Domnann foram nomeados do das profundezas da terra: eles eram Genann e Rudraige com seus seguidores. Todos eles eram chamados de Fir Bolg, e trinta e sete anos foi a duração de seu reinado sobre a Irlanda. Os cinco filhos de Dela eram os cinco reis dos Fir Bolg, i.e., Gann, Genann, Rudraige, Sengann, Slaine.

50. [E estes homens, os Fir Bolg, eram a progênie de Dela.] Slanga era o mais velho, s. Dela s. Loth s. Oirthet, s. Tribuat s. Gothorb s. Gosten s. Fortech s. Semeon s. Erglan s. Beoan s. Starn s. Nemed s. Agnomain. Nenhum rei conquistou, quem era chamado "da Irlanda," até os Fir Bolg chegarem.

.......... Nove reis deles conquistaram a Irlanda. Slanga, um ano – foi ele quem morreu pelos Fir Bolg primeiramente na Irlanda. Rudraige, dois anos, até ele morrer em Brug Bratruad. Gann e Genann, quatro anos, até eles morrerem de praga em Fremaind. Sengann, conco anos, até ele cair pelas mãos de Rindail s. Genann s. Dela. Rindail, seis anos, até ele cair pelas mãos de Fodbgenid s. Sengann s. Dela em Eba Coirpre. Fodbgen, quatro anos, até ele cair em Mag Muirthemne pelas mãos de Eochu s. Rindail s. Genann s. Dela. Eochu filho de Erc, dez anos. Não houve umidade nesta época, salvo somente o orvalho: não houve um ano sem colheita.
.......... Traições foram expulsas da Irlanda nessa época. Por ele foi executada a lei da justiça na Irlanda pela primeira vez. Eochu filho de Erc caiu pelas mãos de três filhos de Nemed s. Badra: ele foi o primeiro rei da Irlanda que recebeu sua ferida mortal na Irlanda. [Unde Colum Cille cecinit "Dean moresnis a mic,"etc.]

51. Os Fir Bolg deram a eles [os Tuatha De Danann] uma batalha sobre Mag Tuired; eles ficaram por um longo tempo travando aquela batalha. Finalmente isso caiu contra os Fir Bolg, e o massacre pressionado ao norte, e uma centena de milhares deles foram assassinados ao oeste para a costa de Eochaill. O rei Eochu havia sido atacado repentinamente, e ele caiu nas mãos dos três filhos de Nemed. Ainda os Tuatha De Danann sofreram grande perda na batalha, e eles deixaram o rei no campo, com seu braço cortado dele; as sanguessugas levaram sete anos o curando. Os Fir Bolg cairam naquela batalha, todos menos uns poucos, e eles saíram da Irlanda fugindo dos Tuatha De Danann, para Ara, e Ile, e Rachra e outras ilhas ao redor. [foram eles quem guiaram os Fomoraig para a segunda batalha de Mag Tuired]. E eles estavam em [naquelas ilhas] até a hora dos provincianos da Irlanda, até o Cruithne expulsá-los. Eles foram para Cairbre Nia Fer, e ele os deu terras; mas eles não eram aptos a ficar com ele pelo peso do imposto que ele impôs a eles. Desde então eles foram em fuga à frente de Cairbre sobre a proteção de Meldb e Ailill, e estes os deram terras. Estes são os desvios dos filhos de Umor. [Oengus filho de Umor foi rei deles no leste], e deles vieram os nomes desses lugares, Loch CIme de Cime Quatro-cabeças filho de Umor, O Ponto de Taman em Medraige vindo de Taman filho de Umor, o Forte de Oengus em Ara vindo de Oengus, a Pilha de pedra de Conall em Aidne vindo de Conall, Mag Adair vindo de Adar, Mag Asail vindo de Asal em Mumu também. Menn filho de Umor era o poeta. Eles estavam na fortaleza e nas ilhas do mar em torno da Irlanda naquele modo, até Cu Chulaind subjuga-los.

52. Aqueles eram os reis dos Fir Bolg e suas mortes; unde poeta cecinit


.......... Os Fir Bolg estavam aqui para uma temporada na grande ilha dos filhos de Mil; os cinco chefes que eles trouxeram com eles daquela direção, eu sei seus nomes.

.......... Um ano teve Slanga, isso é verdade, até ele morrer em sua boa colina; o primeiro homem dos Fir bolg dos picos que morreu na ilha da Irlanda.

.......... Dois anos de Rudraige o Vermelho, até ele morrer em Brug Brat-ruaid, quatro de Genann e de Gann, até a praga tê-los matado em Fremaind.

.......... Cinco anos de Sengann – eles estavam tranquilos -até Fiachu filho de Starn matá-los; cinco outros – através de batalha
-Fiachu Cendfhindan foi rei.

.......... Fiachu Cendfhindan antes de tudo, seu nome perdura para sempre; grisalhas todas, sem exceção, eram as vacas da Irlanda em sua presença.

.......... Até ele cair pelas mãos do vermelho Rindail, ele conseguiu seis [anos] como seu anfitrião livre; O neto de Dela caiu então em Eba, pelas mãos de Odbgen.

.......... Quatro para o nobre Odbgen até a batalha de Murthemne dos nobres: Odbgen morreu sem censura pelas mãos do filho de Erc, do grande Eochu.

.......... Dez anos para Eochu filho de Erc, ele não encontrou limite- linha de fraqueza: até eles o assassinarem no campo de batalha, os três filhos de Nemed filho de Badra.

.......... Até Rinnal crescer, não houve nenhum ponto sob alguma arma na Irlanda; sob difíceis lanças não houve cobertura justa, a não ser pela existência de suas apressadas varas.

.......... No tempo de Fodbgen desde então apareceram os nós nas árvores: as árvores da Irlanda abaixo até então eram lisas e muito retas.

.......... Os agradáveis Tuatha De Danann trouxeram lanças em suas mãos: com elas Eochu foi assassinado, pela semente de Nemed do forte julgamento.

.......... Os nomes de três excelentes filhos de Nemed eram Cessarb, Luam, e Luachra: foram eles que mataram o primeiro rei com uma ponta, Eochu filho de Erc, na Irlanda.

.......... Desde então os Tuatha De lutaram pelos Fir Bolg, foi um aparecimento difícil. Eles tiraram seus bens e seu reino dos Homens.

53. Fintan cecinit da divisão das Províncias -

.......... As cinco partes da Irlanda entre o mar e a terra, eu solicito as justas velas de cada província entre elas.

.......... De Drobais rápida e feroz, é a primeira sagrada divisão para o Boyne branco e vasto sul do branco Bairche.

.......... Do Boyne, melódica e brancamente brilhando com centenas de abrigos, para o Encontro com som de ondas reunidas das Três Águas geladas.

.......... Daquele mesmo Encontro com habilidade ..... De Bel do bravo Cu que é chamado 'glas.'

.......... De Lumnech de grandes navios –ampla sua superfície – Para Drobais multidões armadas, puro, no qual um mar riu.

.......... Entendida fraqueza, caminhos são relatados, perfeição para a correção em direção a uma estrada dentro de cinco.

.......... Os pontos destas províncias para Uisnech elas levavam, Cada uma delas fora de suas .... ..... até serem cinco.


.......... A progênie de Semeon eram todos de Gaileoin e Fir Domnann. Trinta anos depois de Genann e Rudraige, os Tuatha De Danann vieram para a Irlanda.

54. Desde então a progênie de Bethach s. Iarbonel o Profeta s. Nemed estava nas ilhas ao norte do mundo, aprendendo o druidismo, conhecimento e profecia e mágica, até eles serem peritos nas artes das habilidades pagãs.

55. Eram eles então os Tuatha De Danann que foram para a Irlanda. Em sabedoria eles foram, em nuvens escuras. Eles desembarcaram nas montanhas de Conmaicne Rein em Connachta; e eles trouxeram a escuridão por sobre o sol por três dias e três noites.

56. Eles exigiram batalha pela realeza dos Fir Bolg. Uma batalha foi lutada entre eles, a saber a primeira batalha de Mag Tuired, na qual centena de milhares de Fir Bolg caíram. Desde então eles [os TDD] conquistaram a realeza da Irlanda. Aqueles eram os Tuatha De – deuses eram seus homens das artes, não-deuses seus lavradores. Eles conheciam as encantações dos druidas, e seus cocheiros, e amarradores de laços, e seus copeiros.

57. Foram os Tuatha De Danann que trouxeram com eles a Grande Fal, [ou seja, a Pedra do Conhecimento], a qual está em Temair, de onde a Irlanda sustenta o nome de “A Planície de Fal." Ela deveria gritar sob quem seria o Rei da Irlanda; até Cu Chulainn golpeá-la, por ela não ter gritado sob ele nem sob seu filho, Lugaid, filho dos três Finds de Emain. E depois disso a pedra não gritou nenhuma vez salvo sob Conn de Temair. Então seu coração saltou fora de lá [de Temair] para Tailltin, então aquilo é o Coração de Fal o qual está lá.( Então seu coração saltou fora de lá [de Temair] para Tailltin, então o que está lá é o Coração de Fal.). Não foi o acaso o que o causou, mas o nascimento de Cristo, que foi o que quebrou o dever para com os ídolos.

58. Então Nuadu Airgetlam foi rei dos Tuatha De Danann por sete anos antes deles irem para a Irlanda, até seu braço ser cortado fora na primeira batalha de Mag Tuired. Eidleo s. Alldai, ele foi o primeiro homem dos Tuatha De Danann que caiu na Irlanda, pelas mãos de Nercon ua Semeoin, na primeira batalha de Mag Tuired. Ernmas, e Echtach, e Etargal, e Fiachra, e Tuirill Piccreo caíram na mesma batalha. Bress s. Elada conquistou o posto de realeza da Irlanda, até o fim de sete anos, até o braço de Nuadu estar curado: um braço de prata com ativade em cada dedo e cada junta o qual Dian Cecht colocou nele, Credne o ajudou.

59. Tailltiu filha de Mag Mor rei da Espanha, rainha dos Fir Bolg, veio depois que o massacre foi infligido por sobre os Fir Bolg naquela primeira batalha de Mag Tuired para Coill Cuan: e a madeira foi cortada tão baixo por ela, que se tornou uma planície sob trevos antes do fim de um ano. Isso foi Tailtiu que era esposa de Eochu filho de Erc rei da Irlanda até os Tuatha De Danann o matarem, ut praediximus: foi ele que a tomou de seu pai, da Espanha; e foi ela quem dormiu com Eochu Garb filho de Dui Dall dos Tuatha De Danann; e Cian filho de Dian Cecht, de quem outro nome era Scal Balb, deu seu filho para adoção, chamado Lug, de quem a mãe foi Eithne filha de Balar. Então Tailltiu morreu em Tailltiu, e seu nome se partiu por isso e seu túmulo vem do Assento de Tailltiu no nordeste. Seus jogos eram realizados todo ano e seu canto de lamentação, por Lug. Com gessa e façanhas de braços eles realizavam, uma quinzena antes de Lugnasad e uma quinzena depois: under dicitur Lugnasad, ou seja, a celebração (?) ou o festival de Lug.
.......... Unde Oengus post multum tempus dicebat, "a plantação de Lug, ou a plantação de Beoan [filho] de Mellan."

60. Retornando aos Tuatha De Danann. Nuadu Airgatlam caiu na última batalha de Mag Tuired, e Macha filha de Ernmas, nas mãos de Balar o poderoso destruidor. Naquela batalha caíram Ogma s. Elada pelas mãos de Indech filho de De Dmnann, rei dos Fomoire. Bruidne e Casmael caíram pelas mãos de Ochtriallach s. Indech. Depois da morte de Nuadu e daqueles homens, Lug tomou a realeza da Irlanda, e seu avô Balar o poderoso destruidor caiu por suas mãos, com uma pedra de seu estilingue. Lug esteve por quarenta anos na realeza da Irlanda depois da última batalha de Mag Tuired, e foram vinte e sete anos entre as batalhas.
 
 
agora estou: creativecreative