?

Log in

 
 
04 October 2006 @ 07:14 pm
Lebor Gabala Erren Parte II  
Aqui está a segunda parte de quatro do Lebor Gabala Erren.




21. Desde então eles se assentaram nos Pântanos Macotic, e lá um filho nasceu para Lamfhind, Eber Glunfhind: [marcas brancas que estavam em seus joelhos]. Ele quem foi chefe depois de seu pai. Seu neto era Febri [Glunfhind (Sic)]. Seu neto era Nuadu.

22. Brath s. Death s. Ercha s. Allot s. Nuadu s. Nenual s. Febri Glas s. Agni encontra s. Eber Glunfhind s. Lamfhind s. Agnomain s. Tat s. Agnomain s. Boamain s. Eber Scot s. Sru s. Esru s. Gaedel Glas s. Nel s. Feinius Farsaid:

.....Foi que Brath saiu dos Pântanos pelo Mar Torrian para Creta e para Sicília.
.....Eles alcançaram a Espanha desde então. Eles tomaram a Espanha pela força.

23. Quanto a Agnomain s. Tat, ele era o lider dos Gaedil que sairam de Scythia. Ele tinha dois filhos, Lamfhind e Allot. Lamfhind tinha um filho, Eber Glunfhind. Allot teve um filho, Eber Dub, na mesma época que residia nos Pãntanos. Eles tinham dois netos em governo unido,
.....Toithecht s. Tetrech s. Eber Dub, e Nenual s. Febri s. Agni s. Eber Glunfhind;
.....Havia também Soithecht s. Mantan s. Caicher.

.....Ucce e Occe, dois filhos de Allot s. Nenual s. Nemed s. Allot s. Ogamain s.
.....Toithecht s. Tetrech s. Eber Dub s. Allot.

24. Quatro fortes companhias de navios foram de Gaedil para a Espanha: em cada navio quatorze casais e sete assalariados solteiros. Brath, uma companhia de navio.
Ucce e Occe, duas companhias de navio: [Dois irmãos eram eles, os filhos de Allot s. Nenual s. Nemed s. Allot s. Ogamain], Mantan [s. Caicher o druida s. Ercha s. (Coemthecht)] uma companhia de navio. Então eles travaram três batalhas depois de irem para a Espanha: Uma batalha contra os Tuscans, uma batalha contra os Langobardi, e uma batalha contra os Barchu. Mas ai veio uma praga contra eles, e quatro e vinte dos seus números morreram, incluindo Occe e Ucce. Além de dois barcos nenhum escapou, salvo duas vezes cinco homens, incluindo En s. Occe ed Un s. Ucce.

25. Brath tinha um bom filho chamado Breogan, por quem foi construída a Torre e a cidade - Braganza era o nome da cidade. Da Torre de Breogan foi que a Irlanda foi vista; um anoitecer de um dia de inverno Ith s. Breogan a viu. Unde Gilla Coemain cecinit -


.....Gaedel Glas, de quem era o Gaedil, filho era ele de Nel, com armazenamento de riqueza: Ele era poderoso de leste a oeste, Nel, filho de Feinius Farsaid.

.....Feinius tinha dois filhos - Eu falo a verdade - Nel nosso pai e Nenual. Nel nasceu na Torre no oeste, Nenual em Scythia, brilhante como um escudo.

..... Depois de Feinius, o herói do oceano, houve grande inveja
..... entre os irmãos: Nel destruiu Nenual, que não era gentil;
..... o Alto Rei havia sido expulso.

..... Ele foi para o Egito direto com coragem até que ele alcançou o poderoso Faraó; até ele conceder Scota, de não escassa beleza, a modesta e inteligente filha do faraó.

..... Scota deu à luz um filho do nobre Nel, de quem nasceu uma perfeita grande raça: Gaedel Glas era o nome do homem - verde eram suas armas e suas vestimentas.

..... O Cruel Esru era filho para ele, que era um senhor com armas pesadas:
..... o filho de Esru, Sru dos antigos exércitos para quem foi encontrada toda a fama atribuída a ele.

..... Sru filho de Esru filho de Gaedel, nosso ancestral, alegrando-se em bandos, ele que foi quem foi para o norte para sua casa, acima da superfície do Vermelho Mare Rubrum.

..... O pessoal dos quatro navios era o conto de sua tropa junto com o vermelho Mare Rubrum: em sua casa de tábua, nós podemos dizer, vinte e quatro casais casados.

..... O príncipe de Scythia, era um fato claro, o jovem cujo nome
..... era Nenual, e foi então quando ele morreu lá em sua casa -
..... que o Gaedil chegou.

..... Eber Escocês dos heróis assumiu [o reino] sobre a
..... progênie de Nenual sem vergonha, até ele cair, sem gentil
..... bondade, nas mãos de Noemius filho de Nenual.

..... O forte filho de Eber desde então, que tinha o nome de Boamain,
..... da perfeita pureza, para a margem do Mar Cáspio ele foi
..... rei, até ele cair na mão de Noemius.

..... Noemius filho de Nenual da força arrumada em Scythia,
..... axadrezado como um escudo: o perfeito e justo principe caiu pela mão de Ogamain filho de Boamain.

..... Desde então Ogamain foi príncipe depois de Noemius da boa força:
..... até ele morrer em seu território, excomungado: depois dele Refill foi rei.

..... Desde então Refill caiu pelas mãos de Tait filho de Ogmain: Tait caiu, apesar dele não ser fraco, pela mão de Refloir filho de Refill.

..... Refloir e Agnomain sem cicatriz, sete anos estiveram eles em disputa, até Refloir cair com tumulto pela vitoriosa mão de Agnomain.

..... Noinel e Refill com uma [lança] apontando para os dois filhos de Refloir filho de Refill, eles levaram Agnomain por sobre o enraivecido mar, grande e verde.

Bons eram os chefes, era suficiente, que saíram de Scythia; Agnomain, Eber sem cicatrizes, os dois filhos de Tait filho de Ogamain.

..... Allot, Lamfhind filho da mão verde, evidente os dois filhos do tão brilhante Agnomain, Caicher e Cing, fama com vitória os dois bons filhos de Eber do cavalo-vermelho.

..... O número das suas embarcações, três barcos indo sobre as ondas pesadas;
..... três marcaram [a tripulação] de cada navio, um dito claro, e as mulheres a cada terceira marcação.

...... Agnomain morreu, não houve repreensão nas ilhas do grande
...... Mar Cáspio. O lugar onde eles foram por um ano eles acharam muito secreto.

..... Eles alcançaram o cheio Mar da Líbia, uma navegação de seis completos dias de verão; Glas filho de Agnomain, que não merecia desprezo, morreu lá em Cercina.

..... Uma bonita ilha encontrada por eles onde o Mar da Líbia das lâminas do guerreiro: por um ano, com fama, sua residência temporária naquela ilha.

..... Eles navegaram no mar, um fato brilhante tanto pelo dia quanto pela noite: o brilho das mãos do lustroso Lamfhind era como duas velas justas.

..... Quatro chefes tinham eles que não eram desprezíveis, depois de ir para o Mar da Líbia: Allot, Lamfhind aprofundaram por sobre o oceano, Cing e seu irmão Caicher.

..... Caicher encontrou um remédio para eles na direção da melodia das Sereias: este é o remédio que o justo Caicher encontrou, para derreter a cera em suas orelhas.

..... Eles encontraram uma fonte e uma terra na Rhipaean, ponta de terra com grande poder, tendo o gosto do vinho desde então: à sua sede se sujeitaram eles poderosamente.

..... Sonoramente, sonoramente eles dormiram no final de três dias sem sofrimento, até Caicher o fiel druida acordar os nobres homens impacientemente.

..... Foi Caicher, (um brilhante preenchimento!) quem fez uma profecia para eles, nas Montanhas Rhipaean com uma ponta de terra - "Nós não descansaremos até a Irlanda”.

..... "Em qual lugar é essa grande Irlanda?", disse Lamfhind o violento guerreiro. "Muito longe" disse Caicher então, "Não seremos nós que a alcançaremos, mas as nossas crianças”.

..... Eles avançaram em seu batalhão com veneno, em direção ao sul passado os cabos de Rhipaean; a progênie de Gaedel, puros, eles desembarcaram nos Pântanos.

..... Um glorioso filho nasceu lá, de Lamfhind filho de Agnomain;
.....Eber Glunfhind, o grifon puro, o avô de cabelos encaracolados de Febri.

.....A família de Gaedel, os ligeiros e brancos, permaneceram trezentos anos naquela terra: eles moraram lá desde aquele tempo, até Brath o vitorioso chegar.

..... Brath, o nobre filho de Faithful Death foi para Creta, para Sicília,
..... a tripulação de quatro navios de uma navegação segura, o apoio para Europa, na Espanha.

..... Occe e Ucce sem manchas, os dois filhos de Allot filho de
..... Nenual; Mantan filho de Caicher, fiel Brath, eles foram os
..... Quatro líderes.

..... Quatorze homens com suas esposas formaram a tripulação para cada navio cheio de guerreiros, e seis nobres assalariados; eles ganharam três batalhas na Espanha.

..... Soberba a primeira batalha – Devo eu não ocultar – a qual eles ganharam contra as tropas dos Tuscans; uma batalha contra o Bachra
..... com violencia, e uma batalha contra o Langobardi.

..... Foi depois de uma batalha sinistra que chegou a eles a praga de um
..... dia: as pessoas dos navios dos filhos de Allot
..... sem culpa estavam todas mortas exceto dez pessoas.

..... Un e En saíram disso, dois nobres filhos dos fortes chefes:
..... Desde então Bregon nasceu, pai de Bile o forte e enfurecido.

..... Ele acabou com um grande número de lutas e batalhas contra as
..... tropas multicoloridas da Espanha: Bregon dos gritos de valorosos
..... feitos, de combates, por ele foi construída Brigantia.

..... Bregon filho de Brath, gentil e bom, ele teve um filho, Mil: os
..... sete filhos de Mil – boa sua tropa - incluindo Eber e Eremon.

..... Juntamente com Dond, e Airech de batalha, incluindo Ir, junto com Arannan, incluindo Armorgen de semblante brilhante,
..... E junto com Colptha da espada.

..... Os dez filhos de Bregon sem falsidade, Brega, Fuat, e
..... Murthemne, Cualnge, Cuala, tinha fama de qualquer forma, Ebleo, Nar, Ith, e Bile.

..... Ith filho de Bregon com melódica fama foi o primeiro na
..... Irlanda: ele foi o primeiro dos homens que a habitaram,
..... da nobre semente do poderoso Gaedil.

26. Vamos parar [neste ponto] com as histórias de Gaedil, assim nós poderemos contar das sete pessoas que tomaram a Irlanda antes dele. Cessair, d. Bith s. Noé a tomou, quarenta dias antes do dilúvio. Partholon s. Sera trezentos anos depois do dilúvio. Nemed s. Agnomain dos Gregos de Scythia, no final de trinta anos depois de Partholon. Os Fir Bolg desde então. Os Fir Domnann depois. Os Gailioin depois [al., junto com eles]. Os Tuatha De Danann depois. [Os filhos de Mil depois conforme Fintan disse]. Unde Fintan cecinit,


..... Irlanda – o que quer que seja perguntado de mim que eu sei de forma agradável, cada conquista que ela levou do começo do harmônico mundo.

..... Cessair veio do Leste, a mulher foi filha de Bith;
..... Com suas cinquenta donzelas, com seus três homens.

..... O Dilúvio alcançou Bith em sua montanha, não é segredo; Ladra em Ard Ladrand, Cessair em seu esconderijo.

..... Mas em relação a mim, Ele me enterrou, o Filho de Deus, acima [da] companhia; Ele arrebatou o Dilúvio de mim acima do pesado Tul Tuinde.

..... Eu tive um ano embaixo do Dilúvio no forte Tul Tuinde; Não encontrei nada para meu sustento, um contínuo sono era o melhor.

..... Eu estava na Irlanda aqui, minha jornada foi interminável, até Partholon alcançá-la, vindo do Leste, da terra dos Gregos.

..... Eu estava aqui na Irlanda e a Irlanda estava deserta, até o filho de Agnomain alcançar Nemed, brilhante suas maneiras.

..... Os Fir Bolg e Fir Gailian vieram, foi há longo tempo atrás; os Fir Domnann vieram, eles desembarcaram numa encosta no oeste.

..... Depois os Tuatha De vieram, em suas massas de brumas, de tal forma que havia sustento para mim apesar de ter sido por uma longa vida inteira.

..... Os filhos de Mil vieram da Espanha, do sul, de tal forma que havia sustento para mim em suas mãos, apesar deles serem fortes na batalha.

..... Uma vida longa caiu no meu destino, não devo eu negá-lo; até que a Fé me alcançou do Rei do Paraíso das nuvens.
..... Eu sou Fintan o branco filho de Bochna, não devo eu negá-lo;
..... Depois do dilúvio aqui estou eu um nobre e sábio.



27. Incipit de As Conquistas da Irlanda. Depois que Cessair filha de Bith s. Noe a tomou, ut poeta dixit, quarenta dias antes do dilúvio.

..... Esta é a razão por ela ter vindo, fugindo do dilúvio: Noe disse
..... Para eles: Levantem, disse ele [e vão] para a margem ocidental do mundo;
..... Talvez o Dilúvio não os alcance.

28. A tripulação dos três navios chegaram em Dun na mRarc no território de Corco Daibne. Dois dos barcos estavam destruídos.
Cessair com a tripulação do seu navio escaparam, cinqüenta mulheres e três homens: Bith s. Noe, sobre quem foi Sliab Betha (nomeado) – lá está ele enterrado, na grande pilha de pedra de Sliab Betha; Ladra, o piloto, com quem está Ard Ladrand – ele foi o primeiro homem morto que foi para debaixo do solo da Irlanda; Fintan s. Bochra, de que está o "Túmulo de Fintan " sobre Tul Tuinde. Cessair morreu em Cul Cessrach em Connachta, com suas cinquenta donzelas.

29, Estes são seus nomes, ut Fintan cecinit


..... Uma justa divisão fizemos entre nós, eu e Bith e
..... o destemido Ladra; pela paz e pela razão foi feito isso, a respeito das cinqüenta maravilhosas donzelas.

..... Dezessete mulheres eu tomei, incluindo Cessair - Lot, Luam, Mall, Mar, Froechar, Femar, Faible, Foroll, Cipir, Torrian, Tamall, Tam, Abba, Alla, Baichne, Sille: este é o conto no qual nós estávamos.

..... Dezessete Bith tomou, com Bairrfhind - Sella, Della, Duib,
..... Addeos, Fotra, Traige, Nera, Buana, Tamall, Tanna, Nathra,
..... Leos, Fodarg, Rodarg, Dos, Clos: que seja escutado - estes eram nosso povo também.

..... Dezesseis então com Ladra: Alba, Bona, Albor, Ail, Gothiam, German, Aithne, Inde, Rodarg, Rinne, Inchor, Ain, Irrand, Espa, Sine, Samoll: esta era a nossa fiel companhia.

..... Nenhuma das sementes de Adão tomou a Irlanda antes do Dilúvio a não ser estes.


30. Agora a Irlanda foi perdida [depois], por um espaço de trezentos anos [ou trezentos e doze, quod uerius est] até Partholon s. E continuará até s. Sru chegar nela. Ele foi o primeiro que chegou à Irlanda depois do Dilúvio, numa terça, na décima quarta lua, em Inber Scene: [por três vezes foi a Irlanda tomada no cenário de Inber]. Da progênie de Magog filho de Iafeth foi ele, [ut dixi supra]:
no sexagésimo ano da idade de Abraão, Partholon tomou a Irlanda.

31. Quatro chefes fortes chegaram com Partholon: ele mesmo e Laiglinne seu filho, o qual é Loch Laighlinne em Ui mac Uais do Breg; Slanga e Rudraige, os dois outros filhos de Partholon, que eram os Sliab Slanga e Loch Rudraige. Quando o túmulo do Rudraige virou uma escavação, o lago lá explodiu por sobre a terra.

32. Sete anos esteve Partholon na Irlanda quando o primeiro homem do seu povo morreu, a saber, Fea, que era Mag Fea; por ele ter sido enterrado, em Mag Fea.

33. Depois no trigésimo ano, a primeira batalha da Irlanda, na qual Partholon ganhou em Slemna de Mag Itha contra Cichol que atrasa na hora de bater palmas, dos Fomoraig. Homens com um só braço e uma só perna eles eram, que se juntaram a ele na batalha.

34. Houve sete lagos que explodiram na Irlanda no tempo de Partholon: Loch Laighlinne em Ui mac Uais de Breg, Loch Cuan e Loch Rudraige em Ulaid, Loch Dechet e Loch Mese e Loch Con em Connachta, e
Loch Echtra em Airgialla; Partholon não encontrou mais do que três lagos e nove rios na Irlanda antes dele - Loch Fordremain em Sliab
Mis of Mumu, Loch Lumnig em Tir Find, Loch Cera em Irrus; Aba Life, Lui, Muad, Slicech, Samer (sob o qual está Ess Ruaid), Find, Modorn, Buas, e Banna entre Le e Elle. Quatro anos antes da morte de Partholon, houve a explosão de Brena sobre a terra.

35. Quatro planícies foram limpas por Partholon na Irlanda: Mag Itha em Laigen, Mag Tuired em Connachta, Mag Li em Ui mac Uais, Mag Ladrand em Dal nAraide. Pois Partholon não encontrou mais de uma planície na Irlanda antes dele, A Velha Planície [de Elta] de Edar. É por isso que ela é chamada de "Velha Planície" pois nunca um ramo de galho de madeira cresceu por ela.

36. E foi lá que Partholon morreu, quinhentos homens e quatrocentas mulheres, de uma praga de uma semana nas calendas de Maio. Em uma
segunda-feira a praga os matou todos exceto um homem tantum - Tuan filho de Starn filho de Sera sobrinho de Partholon: e Deus o vestiu de várias formas, e aquele homem sobreviveu sozinho do tempo de Partholon até o tempo de Findian e de Colum Cille. Então ele narrou a eles “As Conquistas da Irlanda” desde o tempo de Cessair, o primeiro que conquistou, naquele tempo. E esse é Tuan filho de Cairell filho de Muiredach Muinderg. Dele o sábio historiador cantou a seguinte canção -


..... Vocês estudiosos da Planície do justo, branco Conn, da terra dos homens de Fal, conforme eu relato, qual companhia, depois da criação do mundo, primeiro desceu sobre a Irlanda?

..... A Irlanda antes do rápido Dilúvio, conforme eu conto seus cursos, conhecimento, lã emaranhada branco-pura encontraram, incluindo Cessair filha de Bith.

..... Bith filho de Noe de várias tropas, apesar dele ter superado um formação de trincheiras, ele morreu pronto pra lutar na Sliab Betha; Ladra morreu em Ard Ladrann.

..... Fintain passou por uma jornada de fraqueza, seu túmulo foi encontrado, foi um salto de impetuosidade; ele não estava escavado na vala de um pátio de igreja, mas num túmulo por sobre Tul Tuinde.

..... Para Dun na mBarc um festival de separação experimentado sem escala já imaginada os trouxeram; num monte de pedras, ao lado de um frutífero mar Cessair morreu em Cul Cessrach.

..... Em quarenta dias muito insuficientes a pequena e graciosa tropa chegou em seus navios, e antes do barulho do dilúvio eles desembarcaram num pedaço de terra da Irlanda.

..... Ele seguiu numa viagem de decisão verdadeira pelo poder do Rei que ele costumava adorar; Fintan, que era um homem com notícias para lordes, para os poderosos da terra.

..... Trezentos anos, eu os ostento, eu falei através das regras que eu contei, prazerosa Irlanda, o que eu proclamei contra os Profetas foi perda, depois do Dilúvio.

..... Partholon o excelente veio, um curso real através de mar batido por remos: seu quarteto de heróis, justos e fiéis – entre eles estava o nascido livre, Slanga.

..... Slanga, Laiglinne o brilhante, embarcado, nobre e forte foi sua canoa; estes eram seu pronto trio de chefes, junto com o insolente Rudraige.

..... Planícies eram devastadas de seus grandes bosques, por ele, para chegar perto de suas queridas crianças; Mag Itha em direção ao sul, uma colina de vitória, Mag Li das cinzas, Lag Lathraind.

..... Sete explosões de lagos, apesar de você medi-los, tem boa fama, apesar de você ter que endireitá-los onde eles preencheram, no meio do limite dos vales, Irlanda insular nessa época.

..... Loch Laiglinne, destemido Loch Cuan, o Loch of Rudraige, (ele era) um lorde sem dom de leis, Loch Techet, Loch Oese
..... Abundante em mead, Loch Cou, Loch Echtra cheio de cisnes.

..... Sobre a Irlanda de beleza colorida, conforme eu relato cada fundação da fortaleza de Bith ele encontrou não mais do que três lagos à sua frente.

..... Três lagos, vastos e sem correntezas (?) e nove rios cheios de beleza: Loch Fordremain, Loch Luimnig, Findloch sobre as margens de Irrus.

..... O rio da Vida, o Lee nos deixa mencionar, no qual cada druida sussurra quem conhece diana senga; na história dos antigos rios da Irlanda foi demonstrado o verdadeiro nível do Dilúvio.

..... Muad, Slicech, Samer, tu o nomeias, Buas, um Dilúvio com o tipo de fama do mais alto, Modorn, encontrada com a forma de uma lâmina de espada (?) Banna entre Lee e Eille.

..... Ele morreu por orgulho, com guerreiros, Partholon, da tropa de centenas: eles foram derrubados com posses, com tesouros, na Antiga Planície de Elta do Edar.

..... É por isso que é afortunada a Antiga Planície que foi Deus
..... O criador que a fez: sobre sua terra que a boca do mar corta nenhuma raiz ou galho de madeira foi encontrado.

..... Seu túmulo está lá de acordo com os homens de verdade, Apesar dele não ter poder entre os santos:
..... Silencioso foi seu sono sob lugares de descansos que não foram caminho de peregrinação para nossos escolares.

.....Trezentos anos, apesar de que vocês devem saber, sobre terras, segredos para serem exaltados, tinham a tropa, brilhantemente melódica e durável, antiga e nobre Irlanda.

..... Homens, mulheres, garotos e garotas, no começo de Maio, a um grande atraso, a praga de Partholon em Mag Breg não foi uma inquebrantável divisão de verão da paz.

..... Foi por 30 magros anos que ela ficou vazia em face de heróis de guerra, depois da morte de seu exército durante uma semana, com suas tropas sob Mag Elta.

..... Deixe-nos adorar o Rei dos Elementos, a boa Cabeça, a Fortaleza do nosso povo, de quem é cada tropa, cada geração, de quem é cada cabeça, cada sabedoria.

..... Eu sou Ua Flaind quem espalha a verdade; uma partilha com
..... Reis, possuía ele a escolha; possa o que quer que seja que ele possa falar, ser um discurso de graça, possa estar de acordo com a santidade, ó sábios!

37. Foram os quatro filhos de Partholon que fizeram a primeira divisão da Irlanda no começo, Er, Orba, Fergna, Feron. Havia quatro homens,
.....homônimos para eles, entre os filhos de Mil, mas eles não eram os mesmos. De Ath Cliath de Laigen até Ailech Neit, era a divisão de Er.
.....De Ath Cliath até a Ilha de Ard Nemid, era a divisão de Orba.
.....De Ailech até Ath Cliath de Medraige, era a divisão de Feron.
.....De Ath Cliath até Ailech Neit, era a divisão de Fergna. Então essa foi a maneira que a Irlanda foi primeiramente dividida.



Novamente peço à atenção quanto a utilização desse texto. Por favor, observar as regras escritas no Perfil do Gae Assail.
Go raibh maith agat! ^_^
 
 
agora estou: creativecreative